Captura de Tela 2020-04-20 às 16.12.51
ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Home office e os riscos ergonômicos

Você está sentado com a coluna reta e com os braços apoiados formando um ângulo de 90 graus entre os ombros e o antebraço? Não? Então, ajuste essa coluna e veja a importância de cuidar da sua postura no home office.

Por mais que seja confortável, talvez em sua casa não possua todos os mecanismos de um escritório com equipamentos e móveis ergonômicos. Por este motivo, passar muitas horas sentado com uma má postura pode causar dores nos ombros, pescoço e lombar.

Veja cinco cuidados para evitar dores e lesões causadas ao trabalhar em casa:

1. Levante-se a cada duas horas. É importante fazer pausas durante o expediente. Faça um pequeno intervalo, beba água, brinque com o pet e volte ao trabalho. Esse tempo é necessário para relaxar e movimentar o corpo.

2. Beba água, mesmo sem sentir sede. Uma boa hidratação é indispensável no combate ao coronavírus, além de proteger as articulações. [1]

3. Escolha uma cadeira confortável, com encosto, para realizar o trabalho. O computador deve ficar na altura dos olhos para que o pescoço não fique inclinado para baixo. Coloque livros e revistas embaixo do monitor ou do laptop para nivelar sua altura, caso não tenha um suporte. [2]

4. Corrija a sua postura. O ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira, flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem os pés no chão. Os braços devem ficar ao lado do corpo, com ombros e pescoço relaxados (os antebraços devem fazer um ângulo de 90 graus). Não se esqueça de ajustar o encosto da cadeira na região lombar com o objetivo de manter o tronco ereto.

5. Dedique 15 minutos diários para exercícios de alongamentos de baixa complexidade para as pernas, braços, coluna e pescoço.

Vale lembrar que a ginástica laboral ajuda, mas não substitui as atividades físicas regulares que fortalecem a musculatura da coluna e melhoram a postura.

Thayanne Braga

Fontes:
[1] https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/especialistas-reforcam-a-importancia-de-beber-agua-sim-mesmo-em-quarentena

[2] https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/01/o-que-fazer-para-nao-acabar-com-a-sua-coluna-no-home-office.htm

CompartilhE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima