WhatsApp Image 2020-05-21 at 12.57.32
ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Checklist da revisão

Tudo que não pode ser esquecido na hora de revisar seu carro

Muitas pessoas se perguntam o que é essencial dar uma olhada antes de sair com o carro para uma viagem, ou mesmo que seja apenas para um checagem padrão. Separamos 7 itens para você não se esquecer quando for tirar o carro da garagem. Continue a leitura e anote os itens da nossa lista:

  • Motor

Sempre é bom antes de tudo, abrir a capota e dar uma olhada no motor. Os problemas com motor do carro podem causar muita dor de cabeça no trânsito, pois além de ser uma das partes mais caras do veículo, é também a mais importante.

  • Embreagem

Esse conjunto de peças é incumbido de realizar a ligação entre o sistema de transmissão e o motor do veículo quando está em movimento. Para os carros que costumam circular mais em cidades do que nas estradas, geralmente, o desgaste é maior no conjunto, pois as trocas de marchas são mais frequentes do que de um veículo de viagens longas.

  • Sistema Elétrico

As falhas no sistema elétrico do carro são as mais frequentes, por isso é necessário sempre estar checando esse item para se prevenir de futuros estresses no dia a dia. O ideal é que a cada 6 meses, seja feita uma avaliação da bateria e do alternador.

  • Freios

Com certeza, os freios são os itens mais importantes quando se trata da segurança dos passageiros no veículo. Por isso a revisão frequente de discos, tambor, fluído de freio, e pastilhas são essenciais. As fabricantes estipulam quando o sistema de freios precisa ser avaliado, mas é aconselhável realizar a manutenção a cada 20 mil quilômetros em carros manuais e 10 mil quilômetros nos veículos automáticos.

  • Troca de Óleo

O óleo tem a função de lubrificar e limpar as partes do motor, diminuindo o atrito e evitando problemas internos. Por mais que seja simples verificar, é bom ter o acompanhamento de um profissional, pois o reservatório deve sempre estar bem fechado, ou pode entrar bolhas de ar que prejudicam o sistema de frenagem do veículo. Vale lembrar que prazo para a troca é entre 5 mil a 10 mil quilômetros.

  • Itens de segurança

Detalhes como faróis e lâmpadas são muito importantes para a segurança dos passageiros e de outros carros ao pegar a estrada. Verifique também se o limpador de para-brisa precisa ser trocado, se as borrachas estão boas e limpando bem o vidro.

Não se esqueça de confirmar se está tudo certo com o cinto de segurança. Além de ter no porta malas ferramentas como macaco, chave de roda e triangulo que são indispensáveis.

  • Pneus

Por último, mas não menos importante, os pneus, que geralmente são os que enfrentam muitos problemas nas estradas, principalmente quando há buracos e outras irregularidades.  Os procedimentos de verificação devem ser realizados por, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros percorridos. Além disso, quando estão carecas, com calombos ou furados, devem ser trocados rapidamente, ou podem prejudicar a estabilidade do carro.

Outras partes são de muita importância verificar, como os filtros, Correia Dentada, Velas, entre outras que podem variar de cada carro. De acordo com o Instituto Scaringella Trânsito, a ausência da revisão e manutenção dos veículos está relacionada a 27% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil. A checagem é uma prevenção para seu veículo e segurança para você e sua família.  

Leve frequentemente seu carro ao mecânico, ele saberá como avaliar seu veículo e verificar se outros itens também precisam de atenção. Se programe para realizar a revisão automotiva sempre que necessário.

CompartilhE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima